Dia mundial de conscientização do autismo: Professora Mariana Amorim esclarece dúvidas sobre o trastorno de espectro autista - TEA
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| Professora Mariana Amorim |
Na semana de conscientização do Autismo convidamos a professora Mariana Amorim, graduada pela Universidade de Pernambuco (UPE-Garanhuns), professora do Instituto Montessori de Educação e pesquisadora na área, para esclarecer algumas dúvidas frequentes quanto a esse transtorno.
Com a palavra, Mariana Amorim.
No dia 02 de Abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Mas, mesmo sendo o 11º ano de mobilização dessa luta, ainda há muita desinformação acerca do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que contribuí para que os estigmas sociais se perpetuem rotulando esses sujeitos.
Então, o que é o autismo?
Atualmente o autismo é considerado um Transtorno do Neurodesenvolvimento encontrado no DSM-V, anteriormente classificado como Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (DSM-IV), que prevê como Transtorno do Espectro Autista uma díade de comprometimentos no desenvolvimento da criança que são: a. prejuízo na comunicação e interação social e b. comportamento restrito. Assim, o diagnóstico de um quadro de TEA pode variar do mais leve até o mais severo.
Não há cura para esse transtorno que acomete o sujeito durante ao longo de toda sua vida, porém, a literatura aponta que um diagnóstico precoce e um trabalho multidisciplinar ajuda a pessoa com TEA a desenvolver estratégias que lhe ajudarão a lidar com situações do cotidiano.
Crianças com autismo podem ir à escola?
Devem! Todavia, é de extrema importância que o sistema/escola na qual a criança esteja inserida tenha uma proposta inclusiva, visto que essa perspectiva teórica concebe cada sujeito como singular e propõe atividades diversificadas para a construção da aprendizagem.
Quem são os/as autores/as que falam de autismo e/ou educação?
Sílvia Ester Orrú; Fernanda de A. Binatti Chiote; Cleonice Alves Bosa; Eugênio Cunha.
Texto: Mariana Amorim

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