Festas de Caetés chamam atenção por suas lindas identidades visuais


Desde o ano de 2013 a prefeitura de Caetés vem realizado festas de tirar o folego dos e das munícipes e de foliões e foliãs que vêm nos prestigiar durante o Caetés Fest/Festa de Emancipação e o São João da Gente.

Muitos e muitas artistas e grupos de renome nacional passaram pela "Terra da Energia Eólica" nos últimos anos, dentre eles e elas podemos destacar José Augusto, Wesley Safadão, Magníficos, Mastruz com Leite, Limão com Mel, Luan Estilizado, Márcia Felipe, Gabriel Diniz, Aviões do Forró, Fulô de Mandacaru, Pedrinho Pegação, Manu Valter e muito mais. E não para por aí não! Ainda tem Jonas Esticado, Samyra Show, Saia Rodada e Peruano Cavaleiros esse ano.

Além dos e das artistas o que vem chamando a atenção nas festas promovidas pela prefeitura do município é a identidade visual dos eventos, em 2013 o destaque foi aos 50 anos de Caetés e para o momento o secretário de cultura - Vando Pontes, criou uma belíssima logo que homenageio lindamente o cinquentenário da "Terra de Lula."
De lá para cá não faltou criatividade, no ano da copa do mundo de futebol, o São João ganhou uma "identidade visual nacional" e fez a festa com os apaixonados pela seleção verde-amarela, discretos e muito dançantes os foliões que compunham a arte do retorno do Caetés Fest, dividiram os holofotes com o "Safadão", que juntos abriram passagem para a nova identidade cultural da cidade (Terra da Energia Eólica), que estaria mais tarde expressa no designer de apresentação das festas Juninas de 2015, seguidas pelos brilhantes bonecos (simbolo do governo municipal), que pareciam já dançar som de Márcia Felipe e Gabriel Diniz.

Em 2016 tivemos um São João que remeteu a símbolos tradicionais e trouxe expressa na sua identidade visual, cores típicas do contexto nordestino e brilhantemente ainda continha um desenho que descrevia a atual Vila do Forró, com o "box", o palco e as torres eólicas que representam como já mencionamos a identidade do município. Um pouco discreta mais ainda fazendo jus a nossa identidade, a arte do Caetés Fest daquele ano dividiu espaço com Fulô de Mandacaru, Aviões do Forró e Gabriel Diniz.

2017 trouxe uma arte recheada de imagens de talentosos artistas para brincar o São João, nela continham ainda muitas referências ao famoso casamento "matutu" e a quadrilha, patrimônio cultural do nordeste, era perceptível a alusão feita a seca e as "fuqueiras" do mês junino, no fundo as lindas torres eólicas reforçavam nosso segundo nome.

Colorida e bastante comunicativa a arte do Caetés Fest 2017 parece reverenciar o sucesso do evento, cores vivas transmitem alegria e animação aos lindos bonecos que vibram com os confetes e letreiros muito bem pensados e planejados para anunciar mais um ano do já consolidado evento, que circula entre os melhores da região.

Quem não lembra também do lindo portal na entrada da cidade, que muda a cada comemoração, da identidade visual de atoleiros, da logomarca lançada para o natal de 2013, que apresentava ainda desenhos dos nossos pequenos estudantes e das diversas artes lançadas em datas comemorativas? Não podemos esquecer da marca da prefeitura e do nosso brasão que foi resgatado.

A beleza artística é um elemento rico que transmite alegria e dá aos olhos alimento necessário para continuar a acreditar em dias melhores, em um mundo mais ético, feliz e valorizador de pequenas coisas. Esperamos que o governo de Caetés continue sempre inovando e trazendo mais beleza aos nossos olhos por meio de suas artes representativas e totalmente necessárias.

Veja abaixo as imagens dos cartazes que divulgaram e divulgam nossas festas e suas respectivas identidades visuais.

Caetés Fest 2017
São João da Gente 2017
Caetés Fest 2016
São João 2016

Caetés Fest 2015
São João da Gente 2015 
Caetés Fest 2014
São João 2014
Festa de Emancipação 2013
São João da Gente 2013
Por: Jorge Noronha

Comentários